Aluna do Colégio FAG conquista três ouros nos Jogos Escolares
Laura Paludo é uma das alunas-atletas que seguem para a fase nacional dos Jogos, em Fortaleza

A 62ª edição dos Jogos Escolares do Paraná revelou novos talentos e reconheceu jovens promessas na natação na piscina do Ginásio do Lagoão, em Apucarana. Foram dois dias de muita competição emoção, dor e cansaço.

"Os Jogos Escolares é um berço de revelações, é uma vitrine. É aqui que acentua o amor pelo esporte e vontade de vencer", comenta Denilson Paludo, pai da promessa na natação Laura Paludo, que trouxe três ouros para Cascavel.

Laura Paludo, 13 anos, do Colégio FAG, de Cascavel, é uma das alunas-atletas que seguem para a fase nacional dos Jogos, em Fortaleza. A jovem nadadora começou a praticar a modalidade aos dois anos de idade por influência da mãe, Sílvia Paludo, que sempre gostou do esporte. "Coloquei meus dois filhos para aprender natação pensando no perigo que as piscinas representavam, para diminuir o risco de afogamento. Mas a Laura foi demonstrando uma habilidade um pouco acima do normal, então fomos incentivando", conta a mãe.

Para Laura, detentora de títulos estaduais e nacionais, e vice-campeã mundial no revezamento 4/200 livres no Multinations 2015, em Portugal, acredita que os JEPs contribuem na troca de experiência. "Os jogos são muito importante para incentivar o esporte. Muitos alunos vêm participar mesmo sem saber nadar direito, e aqui eles podem participar das competições. É muito legal", garante a jovem, que é fã das nadadoras Katinka Hosszu, Missy Franklin e Katie Ledecky.