Aluna do 5º ano do Colégio FAG conquista o 1º lugar em concurso estadual
A redação de Ana Helena da Silva Eirich foi escolhida entre 12 mil estudantes que participaram do Concurso Cultural Instituto Sicoob

Com o objetivo de disseminar educação, cooperativismo e cidadania, o Instituto Sicoob Paraná promoveu o Concurso Cultural, envolvendo escolas e estudantes de todo o Paraná. Seguindo a proposta de fortalecer a cultura da cooperação, os alunos foram incentivados a refletirem, debaterem e produzirem desenhos e redações relacionados ao Cooperativismo.

O Concurso envolveu as 15 singulares do Sicoob em todo o estado, inclusive a unidade Credicapital, que abrande Cascavel e mais 21 municípios. O concurso foi dividido em duas fases: municipal e estadual. Tudo começou com a proposta do Sistema de cooperativas de crédito para que as escolas participassem incentivando os alunos a produzirem desenhos e redações com o tema cooperativismo. O Colégio FAG aceitou o desafio e envolveu alunos e professores.

Após a premiação dos vencedores em âmbito local, os trabalhos foram enviados ao Instituto Sicoob para a etapa estadual, envolvendo mais de 12 mil estudantes. E a redação escolhida foi da aluna do 5º ano do Colégio FAG Ana Helena da Silva Eirich, produzida sob a supervisão da professora Priscila Schmitk Soares. "Nós recebemos o livrinho com histórias em quadrinhos sobre o tema, fizemos uma conversa em sala e depois os alunos desenvolveram os textos em casa. Enviamos todas as redações para o concurso. Para nossa surpresa, a redação da Ana Helena não foi premiada na etapa municipal e ela acabou vencendo no estado", declara a professora.

Segundo a Relações Públicas do Sicoob Credicapital, Vanessa Mota, o que mais chamou a atenção na redação da Ana Helena foi a compreensão do real sentido do cooperativismo. "Com uma linguagem própria, ela conseguiu unir no texto o cooperativismo, a sustentabilidade e o benefício para a comunidade", destaca.

A premiação da vencedora aconteceu no Colégio FAG, na manhã de ontem (12), e contou com a presença do Diretor presidente do Sicoob Credicapital Valdir Pacini e equipe, de representantes do Instituto Sicoob, além do Diretor do Colégio FAG Givanildo Nardi, da professora Priscila Schmitk Soares e da mãe da aluna vencedora D. Rosângela. Ana Helena foi surpreendida durante a aula e recebeu o carinho dos colegas. Tímida declarou estar muito feliz com a conquista. A estudante recebeu um tablet como prêmio e a professora Priscila R$ 500,00.

O Diretor presidente do Sicoob Credicapital Valdir Pacini ressaltou o concurso como um dos princípios do cooperativismo: o compromisso com a comunidade. "É uma das ações que o Instituto e a cooperativa aqui de Cascavel desenvolvem, com o intuito de levar conhecimentos básicos sobre o cooperativismo para as crianças, que serão os futuros cooperados. Estamos apenas começando, mas o potencial é grande", finaliza.