Alunos do Colégio FAG encantam pais na I Mostra Musical

A sinfonia das vozes infantis, o talento dos pequenos já tão educados musicalmente e o sorriso dos pais orgulhosos foram os componentes do evento realizado pelo Colégio FAG na quarta-feira (19). A Instituição de Ensino realizou a I Mostra Musical, com apresentações dos alunos que têm a Música como uma das disciplinas na grade curricular. A matéria e as apresentações do evento foram coordenadas pelo professor Aylson Valeci Dalferth.

Alunos do 1º ao 6º anos levaram ao palco canções em cinco idiomas, ensaiadas durantes as aulas. Cada turma se apresentou de acordo com o nível que estuda. "Sempre foi um desejo nosso mostrar aos pais de forma conjunta os frutos da disciplina de música e por isso criamos a Mostra", contou o Diretor do Colégio FAG, Givanildo Nardi.

Os alunos do 1º e 2º anos mostraram ao público formado por familiares cinco músicas. Além de cantarem músicas que incentivavam o respeito à natureza, os bons modos e à educação, eles também gesticulavam, do jeitinho que o professor ensinou.

A partir do 3º ano, a Teoria Musical é inserida na disciplina, com a leitura de partituras. Os estudantes destas turmas tiveram contato com a flauta doce no início do ano e agora, poucos meses depois, já mostraram muito desenvoltura com o instrumento, entoando diferentes clássicos da música mundial.

No 4º ano vem o segundo ciclo da disciplina, em que o nível de complexidade é aumentado. Esse processo tem sequência no 5º e 6º anos - e todos puderam demonstrar a evolução adquirida nas aulas. Os aplausos dos pais demoraram para cessar. "Foi tudo lindo. Para a expressão e cultura essas aulas são muito importantes na vida deles. É uma iniciativa muito boa do Colégio e talentos começam a ser descobertos", contou Eliane Racoski, mãe da Maria Eduarda, do 1º ano, e do Vicente, que estuda no 6º. "Eu adoro as aulas de Música. A gente se diverte. Fiquei um pouco nervoso, mas deu tudo certo", disse Henrique Ferraz, aluno do 5º ano.

Ao final da apresentação, professor Aylson foi ovacionado. Houve fila para ganhar um abraço das crianças e muitos parabéns dos pais. "A música também precisa ser estudada em sala de aula, assim como outras disciplinas que são essenciais. Minha missão é fazê-los entender a importância da música", falou.